terça-feira, 25 de agosto de 2009

Sapucaia do Sul - 48 anos

Jarbas Sampaio Vieira

Estamos no mês de aniversário dos 48 anos do município de Sapucaia do Sul. A nossa cidade chega a quase meio século de vida, demonstrando características similares às dos municípios da região metropolitana do Rio Grande do Sul, com os mesmos desafios e mesmas necessidades, apresentando o mesmo perfil sócio antropológico.
Durante a década de 50 se verificou a transição do dito Brasil agrário para o Brasil urbano, em virtude da crescente industrialização do país. Neste período, Porto Alegre e o seu entorno experimentou um considerável aumento de seu parque industrial, tornando-se necessário suprir a mão de obra para tal demanda. Foi nesse momento que a migração rural se acentuou e trouxe um expressivo número de novos habitantes para a região urbana, onde esses trabalhadores se instalaram e fixaram moradia para oferecer força a este parque industrial. Neste período, começaram a surgir os primeiros desafios a serem enfrentados devido a esta concentração urbana. A emancipação destes municípios apareceu como alternativa para esse crescimento. E isto pôde ser verificado no grande número de emancipações na região, que ocorreram em meados dos anos 50 e 60.
Sapucaia do Sul conquistou sua emancipação em 1961, e desde então, iniciou sua trajetória na federação. De lá para cá, percebemos a formação do nosso município de hoje, com sua população que na sua grande maioria é formada por homens e mulheres dos mais variados rincões do Rio Grande do Sul, o que pôde ser visto através de pesquisas do local de nascimento nos recentes trabalhos demográficos realizados. Estas pessoas escolheram Sapucaia do Sul para morar, trabalhar e criar os seus filhos.
Hoje, Sapucaia possui um invejável setor industrial, além de um setor terciário (comércio e prestação de serviços), que coloca a cidade entre as maiores arrecadadoras de ICMS do Estado e também do País. Embora isso, nós também sabemos sobre as carências dessa mesma população, no que diz respeito aos seus direitos e necessidades. Por isso, são enormes os desafios que devemos enfrentar nas áreas de infra-estrutura, moradia, saúde, educação, segurança e de oportunidades. Tudo isso, exige de todos nós providências imediatas e esforços concentrados para suprirmos estas necessidades.
Parabéns Sapucaia do Sul pelos seus 48 anos, e que a história construída até aqui, nos sirva de inspiração para que todos juntos, na indústria, no comércio, na prestação de serviços, nas entidades, no Poder Público, nas associações, e todas as forças vivas desta sociedade, possamos avançar na busca de melhorias para todos, que somos seus filhos e moradores. Vamos rumo ao nosso cinqüentenário.

Presidente da Câmara de Vereadores de Sapucaia do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário