quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Novos Desafios ao Dia do Médico

Jarbas Sampaio Vieira

Neste dia 18 de Outubro, data alusiva à comemoração do Dia do Médico, nós observamos a classe médica frente aos novos desafios que se impõem a ela neste novo milênio. E traçamos caminhos a serem perseguidos nesta data tão importante.
O médico é um descendente direto dos antigos sábios, feiticeiros, druidas, pajés e shamans. Ele é personagem importante na história dos povos, das tribos e das nações da antiguidade. E eram assim, considerados os médicos, pois eles aliavam os conhecimentos rústicos de terapêutica a todo um caráter místico em prol de suas habilidades como curandeiros. Na época, acreditava-se que as doenças provinham de “espíritos maus”. Um exemplo é Hipócrates, que na Grécia Antiga foi um dos primeiros a sistematizar, registrar suas práticas e tratamentos, e dar origem a alguns dos primeiros protocolos de que se tem conhecimento.
Aproximadamente dois mil anos depois, muitos conceitos mudaram e avançaram nas áreas de anamnese, de diagnósticos, de exames e de terapêutica. E isto abriu um grande número de possibilidades para a sociedade atual, pois nunca se verificou um avanço tão grande na área da medicina com oferta em abundância de especializações, de exames, de medicamentos, de cirurgias, e de terapias. E tudo isso está se traduzindo no aumento da expectativa de vida das pessoas, como acontece no nosso país, onde a média elevou-se consideravelmente, atingindo os 70 anos. Por outro lado, com o crescimento populacional, também se enfrenta um grande paradoxo, já que nunca houve uma dificuldade tão grande de acesso a estes mesmos meios citados, onde se deveria ter a garantia à saúde desta população. Portanto, a limitação de recursos na saúde pública e as dificuldades dos planos privados obriga o Médico a uma reflexão sobre seu papel neste processo.
Cada vez mais o Médico deve aprender novos mecanismos de atuação, entender esses processos e ser influenciado por eles, tornando-se sujeito ativo. Nós devemos ir além de nossos consultórios, das clínicas, das salas cirúrgicas, dos centros obstétricos e dos ambulatórios e devemos participar de discussões que envolvam fluxos, mecanismos de gestão, planejamento estratégico, otimização de recursos, busca por excelência em resultados e qualidade total, pois assim estaremos comemorando um Dia do Médico com todos nossos méritos, que são reconhecidos por esta mesma sociedade a qual procuramos servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário