segunda-feira, 5 de abril de 2010

Alternativas para o trânsito de Sapucaia do Sul




Estamos assistindo nos últimos anos a um crescente aumento no número de veículos automotores que circulam pelo perímetro urbano de Sapucaia do Sul. Isto reflete nossa posição estratégica na Região Metropolitana. A movimentação da economia, que proporciona um aumento no trânsito de veículos, pedestres e mercadorias, gera alguns pontos de garroteamento no tráfego de nosso município, levando transtornos a todos. Tomemos como exemplo a Avenida Senador Lúcio Bittencourt, em sua passagem pelo Bairro Piratini.
Tal avenida, além de ser importante ligação entre as zonas leste e oeste de nosso município, atua como rota de entrada (e saída) de Sapucaia do Sul por sua conexão com a BR-116. Mas no trecho em questão temos várias residências, algumas empresas, um comércio ativo e a existência de uma importante rede de supermercados ali instalada. Não podemos esquecer que no local ainda temos uma escola estadual que gera uma intensa movimentação da comunidade escolar na região. No período noturno há um acréscimo ao fluxo de automóveis representado por estudantes da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), que usam essa via para facilitarem seu ingresso na BR-116.
Ocorre que tal avenida é estreita em sua largura e os veículos estacionam em ambos os lados, o que em determinados horários provoca um afogadilho na rua, levando em alguns casos a passarem apenas um carro por vez. Isto é, portanto, reflexo da sua importância em nosso município, mas também de saturação da sua capacidade.
Há muito tempo ouvimos falar do projeto para alargar a Av. Lucio Bittencourt. Mas perguntamos a nossas autoridades em trânsito e mobilidade urbana se esta é a melhor alternativa. Imaginemos o transtorno que isto trará para moradores, comerciantes, empresários ali instalados. Pensemos no custo da obra, nas dificuldades para remover calçadas, áreas construídas,demarcadas, nova construção e pavimentação.
Baseado nisto, recentemente em nosso mandato na Câmara de Vereadores, apresentamos um projeto de indicação ao Poder Executivo para que se estude a possibilidade de ocorrer uma alternância de fluxos entre a Av. Lúcio Bittencourt e a Rua Sílvio Sanson, paralela a mesma. Ambas já possuem semáforos em sua origem, necessitando, a nosso ver, de adequações à sinalização nas mesmas para permitir o estacionamento em apenas um dos lados das avenidas.
Acreditamos que sejam necessários mais estudos a esta proposta, além de sua discussão com a comunidade envolvida, mas que ela se apresenta como uma alternativa mais coerente, econômica aos cofres públicos e está de acordo com a mobilidade urbana das grandes cidades do país não há dúvidas.

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